Detran/SE se reúne com representantes de SMTT para tratar da SNE

20/03/2017 - 12:52:28

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 20, na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), reunião com representantes das Superintendências Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de alguns municípios e dirigentes do Detran/SE para tratar do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). O objetivo é orientar os órgãos autuadores de trânsito municipalizado sobre a adesão ao sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para possibilitar que os proprietários de veículo sejam notificados eletronicamente. Em Sergipe, até o mês de fevereiro, cerca de 1 mil pessoas já ‘baixaram’ o aplicativo do ‘SNE Denatran’ pelo celular para recebimento dessas notificações.

O SNE permite que condutores de veículos cadastrados tenham desconto no valor das multas interestaduais de trânsito, mas é preciso também que o órgão de trânsito esteja cadastrado. “O SNE, criado por lei, possibilita aos proprietários de veículo que aderirem ao sistema a possiblidade de serem notificados eletronicamente. Assim, eles podem optar por abrir mão dos prazos de recurso e pagar a multa com 40% de desconto. Para isso, os órgãos que impõem penalidade de multa precisam aderir ao sistema do Denatran”, explicou o gerente de Renach/ Renavam, Ricardo Ribeiro.

Para o superintendente da SMTT/ Aracaju, Aristóteles Fernandes, que mantém a maior frota de veículos do Estado, esse encontro é de grande importância para esclarecer os pontos de adesão de cada órgão. “É um sistema novo que a gente precisa avaliar e estudar com cautela. Isso porque a sociedade já começou a se cadastrar no sistema e mostrar interesse pela notificação eletrônica. Temos então que nos preparar para poder atender essa grande demanda, mas é uma decisão que precisa de avaliação. Nessa reunião, vimos o quanto é importante observar os outros municípios e dialogar com o Detran, gestor do trânsito no estado, para saber como isso vai funcionar na prática”, disse o superintendente de trânsito da capital.