Departamento Estadual
de Trânsito de Sergipe

Ir para Intranet

Detran/SE promove encontro com peritos para tratar de mudanças no credenciamento

12/06/2017 - 08:31:57

Representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) e peritos médico e psicólogo credenciados da autarquia estiveram reunidos na última sexta-feira, 9, para tratar das mudanças no regulamento que define o credenciamento desses profissionais. O encontro aconteceu no auditório do Sest/Senat e envolveu cerca de 80 especialistas para debater melhorias nesse sistema de avaliação técnica dos candidatos à obtenção, adição e mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Estiveram presentes o assessor especial da autarquia, Jorge Eduardo dos Santos; o diretor de operações (Dirop), Aristides Andrade; a gerente de Habilitação (Gerhab), Elizangela dos Santos; o representante da Assessoria de Planejamento (Ageplandi), Ailton Lima, além dos representantes dos conselhos envolvidos nesse processo.    

Para a gerente da Gerhab, Elizangela dos Santos, as mudanças apresentadas na reunião trarão mais qualidade a todos os envolvidos nesse processo de habilitação. “Todos os ajustes no regulamento de procedimento de clínicas, psicólogos e médicos foram necessários. Ouvimos tanto as representações deles quanto as juntas do Detran. Assim, pretendemos melhorar o atendimento aos candidatos e às pessoas que procuram os serviços do Detran, através dos psicólogos e médicos”, explicou.

Os peritos que estavam na reunião aproveitaram o momento para conhecer as mudanças e saber o que mudaria na rotina de trabalho deles. “Essa construção de mudanças partiu de forma coletiva com os peritos em reunião com o sindicato, conselho e o próprio Detran. Algumas solicitações já foram atendidas e a gente percebe que muita coisa está melhorando para os peritos. O Detran/SE está sendo parceiro e esses benefícios só vem a favorecer aos envolvidos nesse processo”, falou o psicólogo credenciado Tiago Henrique Fontes.

Já o médico José Pereira da Silva Filho acredita que essas mudanças só qualifica o diálogo entre Detran/SE e os peritos. “Queríamos parabenizar o Detran por fazer este tipo de interlocução com os peritos, garantindo a transparência nas relações. Quando você lida com o público, tem que ter regras que devem ser sempre aperfeiçoadas. São muitas demandas que devemos estar constantemente acompanhando, pois há muitos envolvidos nesse processo”, observou o perito.

Na ocasião, representantes de classe puderam contribuir para aprimorar essas mudanças. “Aqui é um espaço possível para articulação profissional. O conselho tem tentado participar desses momentos em que os psicólogos estão presentes e tem trazido à tona as orientações em relação à legislação profissional. Por parte do Conselho, mostramos os procedimentos e a logística da obtenção do título de especialista exigido hoje pelo Detran. Essa articulação facilita tanto o trabalho do Detran, como parceiro na orientação, na fiscalização dos procedimentos do exercício profissional e também na contribuição para que a legislação seja cumprida”, observou a orientadora fiscal do Conselho Regional de Psicologia, psicóloga Marcela Sobral.

Compartilhar: Share on Google+ |  Imprimir |  Enviar por e-mail

Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe - Detran/SE
Av. Tancredo Neves, s/n, Ponto Novo, Aracaju/SE, Cep. 49.097-510
Cnpj. 01.560.393/0001-50