Departamento Estadual
de Trânsito de Sergipe

Ir para Intranet

Ação educativa da SNT na Orla da Atalaia realiza teste do bafômetro em bares

25/09/2017 - 10:38:28

As pessoas que foram à Orla de Atalaia curtir a noite da última sexta-feira, dia 22, receberam a mensagem do trânsito seguro em mais uma ação educativa da Semana Nacional de Trânsito (SNT) promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE). Na ocasião, as equipes da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRv), Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit) e do Conselho Regional de Psicologia 19ª Região (CRP19) informaram aos motoristas sobre os riscos da combinação entre beber e dirigir.

Quem estava nos bares da Passarela do Caranguejo foi orientado e recebeu um adesivo de “apto” ou “não apto” para dirigir. “É um trabalho de continuidade do que vem sendo realizado nessa semana, mas esta noite especificamente estamos informando sobre Lei Seca. Explicamos então como funciona a lei, as penalidades para quem é flagrado e os perigos dessa combinação. Além da interação com o público, montamos uma blitz informando aos motoristas sobre os riscos de beber e dirigir. A ideia é deixar claro que o papel do Detran é conscientizar a sociedade”, explicou o coordenador da EPTran e também da campanha em Sergipe, Lacerda Júnior.  

Além da CPTran, o BPRv somou forças para mobilizar e conscientizar a todos sobre os riscos de combinar bebida alcoólica e direção. “Estamos aqui em parceria com o Detran/SE para fazer testes do bafômetro no intuito de explicarmos as consequências de dirigir sob o efeito do álcool, além de tirar todas as dúvidas, prevenindo educativamente sobre as consequências da operação Lei Seca. A campanha nacional deste ano é a escolha. Espero que a escolha de cada cidadão seja viver e, assim, garantir o seu direito de ir e vir, que está na constituição”, disse o subcomandante do BPRv, capitão Silveira.   

Como parceiros, o CRP19 e a Abrapsit uniram forças para a campanha da SNT. “Estamos aqui com o intuito de sensibilizar os motoristas para que, junto ao órgão estadual de trânsito, possamos trazer a mensagem de que podemos transformar a realidade atual do trânsito, minimizar a violência e o sofrimento psicológico das famílias. Estamos hoje trazendo mensagens em locais que as pessoas estão se divertindo para lembrar que deve haver conscientização sempre”, reforçou a representante da Abrapsit, Andréa Figueiredo.

Quem estava no local aprovou a iniciativa. “Acho muito importante essa divulgação. Estou aqui com meu marido e escolhemos estar sem carro para podermos nos divertir sem riscos. A gente sabe que não pode beber e dirigir, então, pegaremos táxi para voltar ao hotel. É mais garantido e seguro para nós e para as outras pessoas que estão no trânsito. Eu tenho uma filha de 18 anos e jamais gostaria que algo acontecesse a ela por causa de terceiros. Não seria justo eu não ligar para a vida dos outros”, relatou a carioca Márcia Gomes, supervisora fiscal.  

Compartilhar: Share on Google+ |  Imprimir |  Enviar por e-mail

Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe - Detran/SE
Av. Tancredo Neves, s/n, Ponto Novo, Aracaju/SE, Cep. 49.097-510
Cnpj. 01.560.393/0001-50