SNT é encerrada pelo Detran/SE com participação das crianças

25/09/2017 - 11:19:27

As crianças foram este ano o foco principal da Semana Nacional de Trânsito (SNT) em Sergipe pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE). Por isso, para finalizar a programação dessa semana intensiva de ações educativas, os alunos da Escola Estadual Augusto Maynard, no bairro São José, foram o público escolhido para a solenidade de encerramento, que ocorreu na manhã desta segunda-feira, 25. Além de serem agraciados com um painel educativo pintado pelo artista plástico Edidelson Silva, a escola recebeu do Detran/SE, através de uma parceria com a Sincodiv-SE, um kit de jogos relacionados ao trânsito para uma educação continuada.

Para o diretor-presidente do Detran/SE, cel. Luiz de Azevedo, introduzir a educação para o trânsito ao público infantil traz grandes resultados. “É importante que desde pequenos os nossos futuros condutores tenham consciência da necessidade de se fazer um trânsito mais cidadão e seguro para todos. Com esse objetivo, investimos nas crianças também como multiplicadores dessa mensagem entre seus familiares, vizinhos e amigos”, ressaltou.

A diretora de Educação de Aracaju da Secretaria de Estado de Educação, Eliane Passos, marcou presença no evento e agradeceu à autarquia a parceria. “Quando o trabalho é pensado tendo uma ação pedagógica por profissionais de áreas específicas, temos o casamento perfeito. Esta escola é um modelo, onde vemos dedicação de todos os professores, e com certeza esse projeto será exitoso. Hoje foi plantada aqui uma semente na vida de cada criança sobre a educação para o trânsito, e eles já puderam demonstrar em algumas participações que realmente entenderam a mensagem. Só temos a agradecer”, destacou Eliane.

Segundo a diretora da escola, Ivanise de Jesus, os alunos acolheram muito positivamente a ação. “Essa iniciativa combinou muito bem com a proposta da escola, que é de educação permanente e conscientizadora. O material pedagógico que nos foi disponibilizado pelo Detran para trabalharmos a temática trânsito é de excelente qualidade e o painel nos traz uma grande mensagem de que todos devemos entrar na luta por um trânsito mais cidadão”, disse.

Além da multiplicação do conhecimento sobre o trânsito, a alergia também foi propagada no encerramento da SNT. Durante a solenidade, as crianças fizeram uma apresentação sobre o trânsito, assistiram à encenação de teatro de fantoches “Anjos Azuis”, da Guarda Municipal de Aracaju, além de cantarem músicas com essa temática.

Os parceiros da autarquia durante toda a Semana Nacional de Trânsito, que este ano trouxe como tema “Minha Escolha Faz a Diferença”, também estiveram presentes no encerramento, a exemplo do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit) e do Conselho Regional de Psicologia 19ª Região (CRP19). Alunos do colégio Arquidiocesano também prestigiaram o evento.