Detran/SE faz balanço do Maio Amarelo em Sergipe

30/05/2018 - 12:05:22

Após um mês de intensas atividades educativas voltadas à redução de acidentes de trânsito, o Maio Amarelo em Sergipe é finalizado com um saldo positivo. Este ano, o movimento reuniu o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT/AJU) e outros parceiros que, juntos, difundiram a temática “Nós somos o trânsito”, despertando nos cidadãos a importância da escolha de cada pessoa para um trânsito mais seguro.

A equipe da Escola Pública de Trânsito (EPTran) do Detran/SE realizou uma diversidade de ações, como palestras de conscientização em escolas estaduais, na capital e no interior do estado, a exemplo das cidades de Propriá, Simão Dias e Estância; comandos educativos voltados a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas; ações com o ônibus-escola da autarquia; comando da Lei Seca na Orla de Atalaia, entre outras.

A diretora-presidente do Detran/SE, Luciana Déda, considerou o movimento foi bastante positivo. “Conseguimos atingir uma diversidade de público e também levamos a educação para o trânsito para o interior do estado. O importante agora é que as mensagens de cidadania e paz no trânsito que foram transmitidas durante este mês permaneçam por todo o ano”, destacou.

Segundo a coordenadora da EPTran, Karinéia Cruz, as ações do movimento Maio Amarelo tiveram uma boa recepção da sociedade. “Durante esse período, a gente conseguiu observar que a população está cada vez mais receptiva e disposta a levantar a bandeira da paz e da segurança no trânsito. Em relação à programação, estivemos em vias, rodovias, escolas, eventos, entre outros, buscando difundir a cultura da educação para o trânsito de forma a mudar esse quadro estatístico de altos índices de acidentes de trânsito”, afirmou.

Parceiros – Entre os parceiros do Detran/SE este ano para as ações do Maio Amarelo esteve a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (Smtt/Aju); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Polícia Militar de Sergipe, por meio do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) e da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran); Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Guarda Municipal de Aracaju (GMA); Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito dos diversos municípios sergipanos; Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat); Serviço Social da Indústria (Sesi); Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), Projeto Vida no Trânsito (PVT).