Aguarde enquanto sua solicitação é processada
sexta-feira, 18 de agosto de 2023
O dia Nacional do Ciclista, é uma data que merece uma reflexão de toda sociedade, e passou a fazer parte do calendário oficial brasileiro, após aprovação de projeto no Congresso Nacional da Lei 13.508, e sancionada em novembro de 2017.
O dia homenageia o ciclista Pedro Davison, que morreu em 19 de agosto de 2006, em Brasília, depois de ser atropelado por um motorista que dirigia em alta velocidade e embriagado. A criação da data é para incentivar o respeito ao ciclista e o uso da bicicleta nos deslocamentos diários.
O ciclismo tem se tornado um esporte popular ao longo dos últimos anos, e vem tendo um aumento no número de praticantes, por ser ecológico, além de trazer benefícios a saúde para os adeptos, principalmente ao sistema cardiovascular, e com menos risco de lesões. Conforme dados da Superintendência Municipal de Transportes de Trânsito de Aracaju (SMTT), na capital sergipana, atualmente existe cerca de 85 km de ciclovias e ciclofaixas.
De acordo com o DataSUS, de janeiro a junho de 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) contabilizou 7.296 internações de ciclistas, uma média de 40 registros por dia. No mesmo período, 152 pessoas perderam a vida, o que significa uma taxa média é de 6,9 óbitos diários de ciclistas em sinistros em todo o território nacional.
Segundo dados estatísticos da Coordenadoria de Controle de Ocorrência de Acidentes no Trânsito (COAT) do Detran/SE, em Sergipe no ano de 2023 até a primeira quinzena de agosto, foram registrados 33 acidentes envolvendo bicicletas. Já nas rodovias neste período, totalizam 9 acidentes. Na capital sergipana, foram registrados 25 acidentes com dois óbitos.
Vale ressaltar, que além de ações educativas envolvendo a autarquia e instituições de ensino no decorrer do ano, especificamente em setembro na Semana Nacional do Trânsito, o órgão estará disponibilizando palestras de conscientização para um trânsito seguro e com respeito entre ciclistas e condutores.